Hospital Israelita Albert Einstein é eleito o melhor hospital por 3º ano consecutivo
15 de março de 2022Osteoporose é uma questão de prevenção
2 de maio de 2022Essa é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.
A Síndrome de Asperger é considerada uma forma mais branda do autismo.
O Abril Azul surgiu em 2007 e busca trazer mais conhecimento sobre o assunto, além de auxiliar pais, educadores e responsáveis a reconhecerem os sinais que possam representar o autismo.
É muito importante que ao notar os primeiros sinais os pais e responsáveis procurem por ajuda médica. Para um tratamento eficaz, é indicado que seja feito com uma equipe composta por médico, fisioterapeuta, psicoterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
O Centro Médico Clinicuore está sempre à disposição para ajudar todos os pacientes nas mais diversas especialidades da medicina.
1 Comments
EXCELENTE ARTIGO